SAÚDO A TODOS COM A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO

DEDICO A TODOS LEITORES ASSÍDUOS DA BÍBLIA SAGRADA, ESTUDANTES DESTE LIVRO SAGRADO
E A TENHAM COMO REGRA DE FÉ

terça-feira, 3 de maio de 2011

CONCLUSÃO DO ESTUDO SOBRE PROMESSAS


CONCLUSÃO DO ESTUDO SOBRE PROMESSAS.

TEMA: PROMESSAS

1- Deus fez promessas que estão registradas na       Bíblia sagrada Hebreus 6.13-18, porque quando Deus fez a promessas Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo.
Esta referência em Hebreus retrata o acontecimento que esta em Gênesis 12, que o titulo do capitulo nos diz que Deus chama a Abraão e lhe faz promessas; veja que a iniciativa sempre é de Deus independe do estado em que se encontra a pessoa. O texto nos mostra que Abraão vivia em Ur dos Caldeus, uma cidade Idólatra alias o seu próprio Pai era fabricante de Ídolos Pagãos.
Deus fala para Abraão sair vs1: Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Esta escrita no vs2: E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. Vs2: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas as famílias da terra.





2-COMENTÁRIOS

Deus nos altos céus olhou para que houvesse alguém a sua altura para que ele pudesse jurar e não encontrou ninguém, então ele faz o juramento por si mesmo que ele mesmo fazia a promessa e ele mesmo cumpriria a promessa Hebreus 6.18 e assim sucedeu na vida do Patriarca Abraão. Abraão foi abençoado e prosperou com a sua mulher Sara mas não tinha filhos e isto foi uma preocupação para Ele e Sara, já no capitulo 15.2 Abraão diz para o Senhor que não tinha filhos e que o mordomo da casa dele o damasceno Eliezer seria o seu herdeiro mas Deus intervém dizendo que não, que o herdeiro seria aquele que nasceria da sua entranhas vs4 .Deus diz no vs5 que se Abraão pudesse contar as estrelas do céu assim seria a semente dele, vemos ai uma grande confirmação da promessa que deus fez




3-DANDO UMA MÃOZINHA PARA DEUS

O texto do capitulo 16 de Gênesis descreve a respeito de Sarai dando a sua serva Agar pra ser mulher de Abrão, vs2: E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Vs4, 5 diz que Abrão entrou a Agar e ela concebeu “ficou gravida” , então Sarai passou a ser desprezada por sua serva e a viver em tristeza de forma tal que vai falar com Abrão sobre essa situação e Ele fala que Agar estava na mão de Sarai ou seja que Ela deveria resolver o  problema vs6.Assim Sarai passou a afligir a Agar de tal forma que Agar foi embora.

3-1 comentários:
Vejo que Sarai tentou ajudar o seu marido oferecendo a Ele a sua serva, para que Abrão pudesse ter um sucessor, mas com essa decisão só trouxe problema para o seu casamento, porque quando Agar ficou gravida ela passou a desprezar a sua Senhora “será que não queria tomar o lugar de Sarai, e ser Esposa de Abrão e dar-lhe muitos filhos” isso foi um grande problema que Sarai teve que resolver. Abrão por sua vez também errou ao aceitar a proposta de Sarai deve ele ter rejeitado visto, porém que Ele já tinha ouvido por algumas vezes a voz de Deus que lhe daria um filho das suas entranhas com a sua mulher Sarai, toda essa situação de erro gerou um grande problema de duas gerações futuras Ismael e Isaque e seus Descendentes.

4-DEUS MUDA O NOME ABRÃO E DE SARAI

Encontramos no capitulo 17 de Gênesis a iniciativa de Deus em mudar o nome de Abrão para Abraão e Sarai para Sara.
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa em nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito vs1. E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto vs5. Disse Deus mais a Abraão: A Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome Sarai, mas Sara será o seu nome vs15. Porque eu hei de abençoar e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela vs16.
.


5-O FILHO DA PROMESSA NASCE

Está escrito no capitulo 21 de Gênesis, sobre o nascimento de Isaque. E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado vs1. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito vs2. E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo     vs6.
5-1 TEMPO DE ALEGRIA
Independente da impossibilidade humana Deus quando promete Ele cumpre, assim foi com Sara mesmo com a idade de 90 anos já tendo a muito tempo cessado o costume das mulheres e também “sendo estéril” Deus fez um milagre e Sara pode gerar um filho e lhe dar de mamar, Abraão pode com  seus cem anos de idade segurar um bebe no colo. O sorriso ficou estampado no rosto de Sara e de Abraão “Isaque significa riso”.
Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos, porque lhe dei um filho na sua velhice vs7, e quando o menino foi desmamado Abraão fez um grande banquete “houve uma festa, louvores ao nome de Deus” vs8.

5-2 COMENTARIOS:
Mesmo quando estamos em festa, em vitória e conquista tem sempre alguém incomodado com o nosso sucesso; foi assim com Sara em meio à alegria Sara observou que Ismael esta zombando do seu de seu filho vs9. Ela prontamente pediu a Abraão para despedir a Agar e seu filho Ismael   para que ele não herda-se junto com o filho da promessa, Abraão achou aquela atitude de Sara mau e foi orar a Deus vs12 ;  e Deus responde que é em Isaque que a promessa de muitos descendentes se daria, mas também faria de Ismael uma grande nação vs12.
Tem muitas pessoas que até pode chorar conosco diante das dificuldades que enfrentamos más não consegue se alegrar quando recebemos a nossa vitória, outras também quando estão vivendo um período de vitória também se esquecem daqueles que o ajudaram e oraram por ele. A vida é como uma roda gigante ora estamos em cima e ora estamos em baixo, devemos ter maturidade espiritual para saber viver esse dois períodos da vida cristã.


6-DEUS MANDA ABRÃO MATAR SEU FILHO ISAQUE

A narrativa no capítulo 22 de Gênesis começa dizendo que deus tentou a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; a oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi vs1,2.
Parece contraditório o que Deus pede para Abraão, um caso atípico nas Escrituras sagradas; Deus em seu propósito eterno proibia tal prática (Dt 18.10). Entre ti se não achara quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro. Tal pratica era uma abominação ao Senhor. E o sacrifício seria em holocausto pertencia totalmente Deus Lv 1.3, que teste de fé que Abraão teve “que pra muitos ou todos seria difícil de cumprir”, mas ele depressa atendeu a petição de Deus sem titubear, e no dia seguinte sai pra cumprir o seu dever de entregar este grande sacrifício de sua vida.
Abraão parte em direção ao monte em silêncio sem ao menos participar a Sara o que Deus lhe havia pedido, uma viagem de três dias e final ele viu avistou o monte vs4;                                       


 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós vs5. Somente o Pai da fé poderia expressar esta palavra com tanta fé e ate adorar a Deus, ele cria que ia oferecer o sacrifício e depois voltaria para sua casa com Isaque vivo (Hebreus 11.18) Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar.
6-1 QUEM TEM PROMESSA MORRE!
Abraão após preparar as pedras do altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha vs9. E estendeu Abraão a sua mão e tomou o cutelo para imolar o seu filho vs10; Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui vs11. Vejo que literalmente Abraão iria sacrificar a Isaque se não fosse a interversão do Anjo do Senhor, porque  o dia que Deus lhe havia pedido a filho de Isaque em sacrifício; no coração Abraão Isaque já estava morto vs12.             


 6-2 COMENTÁRIOS
Há uma frase que tem se repetido muitos nos Púlpitos das Igrejas dizem ate mesmo através de louvores e testemunhos a seguinte frase “QUEM TEM PROMESSA NÃO MORRE”. Baseado neste texto da Bíblia e em muitos outros, e tem se tornado comum e daqui a pouco alguém estará ensinando como doutrina. Veja que a promessa inicial era que Deus faria uma grande nação através da descendência de Abraão e o próprio Deus cumpriu esta promessa em Isaque; Abraão viu o cumprimento parcial da promessa, os seus olhos só contemplaram a sua descendência até Isaque e depois morreu com 175 anos de idade, Isaque também morreu sem ver o cumprimento da promessa; a promessa de uma grande nação só começa a se cumprir a partir de Jacó com os seus 12 filhos se tornando um povo. Quando Jacó já velho desce pra o Egito com setentas almas da sua casa e encontra José sendo governador do Egito e  lá Israel começa a viver na terra de Gósem, Jacó também morre e José passa a viver a promessa juntos com seus filhos e irmãos. Gênesis 15.14-16, nos mostra que Israel viveria uns quatrocentos e trina anos no Egito e depois retornaria para terra de Canãa. Deus construiu uma grande nação. 

Um comentário:

  1. A paz do Senhor já estou te seguindo se puder acesse nossos sites e sinta-se a vontade se quizer segui-los um abraço
    http://giselysalves.blogspot.com/
    Pastor João Batista
    http://teologojoaobatista.blogspot.com/

    ResponderExcluir